Siracusa, uma pérola siciliana no Mediterrâneo!

Navegamos fervorosamente rumo a Portugal porque queremos desfrutar do último mês desta viagem em terras lusas 🙂 Vamos ao ritmo e no rumo que o vento manda, paramos quando o destino dita e usufruímos do que se nos apresenta. E de vez em quando somos surpreendidos com pérolas civilizacionais, como foi o caso de Siracusa, na costa Este da Sicília.


O centro histórico, património mundial da UNESCO, fica na pequena ilha de Ortígia. Foi ali que os gregos fundaram a cidade à volta de uma nascente de água doce, hoje Fonte de Arethusa, repleta de mitologia!

Fomos a pé por ruelas estreitas ladeadas de edifícios antigos cheios de vida que nos levaram a templos, palácios, museus e igrejas surpreendentes. Parámos para ouvir o ensaio dos concertos que diariamente animam as noites de verão nas praças públicas.

Admiramos a sofisticação das gentes a contrastar com as pedras arruinadas dos templos de Apolo e Athena. Almoçamos queijos e enchidos com vinho tinto na melhor tasca do lugar, Borderi, onde fomos recebidos com nacos gigantes de mozarela fresca feita no dia pelo dono, o castiço António, que consegue distrair os esfomeados que se juntam à espera de lugar com degustações criativas, bem-dispostas e a bom preço. Deliciamos-nos a comprar frutas e especiarias no mercado que funciona todos os dias úteis de manhã. E quando o calor apertou demais, aceitamos o convite das belas zonas de banhos que por ali há.


Mas Siracusa não é só Ortígia, atravessando a ponte, encontra-se uma cidade florida e acolhedora, ladeada por uma ciclovia intercalada por monumentos e zonas de banhos mediterrânicos. E a cerca de 15 minutos a pé da ponte, fica o Parque Arqueológico de Neapolis, com um anfiteatro romano e outros monumentos que facilmente nos transportam para a época de César Augusto. Pelo caminho gostamos de visitar o Sanctuary of Our Lady of Tears, uma lágrima de arquitectura moderna que se destaca da restante cidade. Ali refrescamos e agradecemos todas as coisas boas que nos têm acontecido!

Sanctuary of Our Lady of Tears

Isto é Itália! 🙂

Instalação artística numa igreja!


Fica a dica, com toda a nossa satisfação de partilhar alegria e o que descobrimos convosco 😀

2 Comments on “Siracusa, uma pérola siciliana no Mediterrâneo!

  1. Bela experiência de vida e agradáveis relatos de viagem.
    Continuação de boas singraduras!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.