Boas práticas da vida a bordo!

Graham Hill numa palestra TED defende que retirar o supérfluo da vida é criar espaço para as coisas boas e propõe a seguinte formula: menos coisas, menos espaço = menos CO2, mais € e mais felicidade! 😀
Quando há dois anos deixamos a nossa casa para viver no veleiro Benyleo passamos por esse processo de simplificação com agrado. Seleccionar e deixar o supérfluo para trás soube bem, passar a viver com menos fazia sentido e facilitou-nos a vida. Porque uma viagem à volta do mundo implica desprendimento, esvaziar para fazer face ao tanto que a odisseia nos vai trazer. Tivemos de absorver tanto e tão rápido, adaptarmos-nos e superarmos-nos vezes sem conta, que não houve, nem há, tempo ou espaço para o desnecessário. Às vezes, a voz do consumismo e do materialismo ouvia-se perante as tantas maravilhas que o ser humano e a Natureza constroem mas viver num barco pequeno e que necessita estar leve para navegar bem, falava sempre mais alto. E neste sentido, estamos a voltar aos Açores com bem menos bens materiais do que tínhamos quando partimos. Quase não levamos recordações materiais, mas levamos tantas das outras que jamais se perdem ou estragam 🙂 e que até têm tendência a melhorar com o tempo. E levamos também uma preocupação, cada vez mais vincada, a necessidade de proteger os oceanos e o equilíbrio deste nosso lindo planeta azul. Vimos tanto lixo no mar… No Sudeste Asiático, vimos com tristeza um Índico moribundo, sem peixe e tão cheio de lixo, que mesmo longe da costa, já sem terra à vista, era visível a mão nojenta de quem não respeita o espaço que é todos nós! Não respeitam sequer quem os alimenta…
E por isso insistimos na divulgação de boas práticas a bordo, muitas delas também aplicáveis a quem vive em terra!
- Fazer a divisão do lixo para a reciclagem. Cada vez existem mais projectos interessantes para a reutilização do nosso lixo.
- Redução ao máximo do consumo de plásticos. Implica evitar o uso de sacos plásticos, preferindo sacos de pano, mochilas ou sacos reutilizáveis, substituir as garrafas de água de plástico por garrafas reutilizáveis, não utilizar copos, talheres e pratos descartáveis, evitar cotonetes de plástico, molas de plástico para a roupa, preferir os brinquedos de madeira e tecido aos de plásticos, os produtos em embalagens grandes, ou familiares, ao comprar frutas e vegetais não colocar uma espécie por saco. Há anos que peço para me pesarem tudo sem saco e no final coloco tudo num só saco com todas as etiquetas do preço.
- Fazer limpezas conscientes, minimizando o consumo de água e utilizando produtos de limpeza biodegradáveis. O sabão branco e azul é excelente para lavar a louça e mais saudável e barato. O vinagre dissolvido em água lava muito bem o chão, mesas e armários.
- Utilização de energias renováveis. Os painéis solares e eólicas estão cada vez mais acessíveis
- Dar preferência à iluminação LED.
- Dar preferência a um motor de 4 tempos na embarcação auxiliar e remar sempre que possível.
- Abusar da bicicleta enquanto meio de transporte e preferir transportes públicos quando possível.
- Dar preferência à compra de produtos locais e espécies não ameaçadas.
- Colaborar e incentivar limpezas de praias e “pescar” resíduos flutuantes para os devolver a terra.
- Dar preferência à limpeza e pintura do casco fora de água e com tintas sem cobre ou outros produtos tóxicos.
- Promover a certificação para a sustentabilidade e qualidade ambiental da embarcação. Os Sailors for the Sea Portugal efectuam este tipo de certificações, assim como de “Clean Regatas”.
Como vos compreendo! Obrigada por serem um exemplo.
Bom regresso
Joana, Armindo, Benita e Leonardo, além de uma família fantástica família que desafiou uma vida normal perante um sonho, conseguem fazê-lo de forma pedagógica e com cuidados ambientais.
São, com certeza, um exemplo para miúdos e graúdos…
Que outras famílias possam ousar estes desafios que vos enriquecerão para a vida…
Mar chão e ventos de feição, é o que vos desejo…
Obrigada Isaac, a tua dedicação e da tua família aos Sailors For The Sea Portugal e consequentemente à protecção do mar também são exemplares 😀 Obrigada pelo vosso apoio e colaboração desde o início desta aventura! Até breve!!