Pelo Suez, de regresso à Europa!

As saudades fazem-nos gritar de braços abertos e sorriso estampado na cara: – Bendito canal de Suez!!!
Em três dias deixamos o calor dos países árabes e regressamos à fresca Europa. O corpo estranha mas estamos felizes porque já nos sentimos quase em casa 🙂 Em dois dias atravessamos o egípcio canal de Suez, um canal artificial, sem eclusas, que liga o Mar Vermelho ao Mar Mediterrâneo. 195 km, cerca de 82 milhas, que só podemos navegar durante o dia com a colaboração de um piloto do canal a bordo. De noite mandam-nos parar no Grande Lago Amargo que nos surpreendeu com uma grande cidade. Já não a pudemos visitar porque o procedimento para atravessar o canal implica dar saída do país. Tivemos sorte na meteorologia, o vento soprou fraco e atravessamos tranquilamente. Uns dias antes outro catamarã teve de voltar para trás porque o vento forte de frente o impediu de atingir a velocidade mínima para transitar no canal, 5 nós.
Uma curiosidade do canal, a famosa estátua da Liberdade foi originalmente pensada para iluminar este canal. Barthold inspirado no Colosso de Rodes projectou a estátua de uma mulher de vestes egípcias, com a mesma altura, cerca de 33 metros, a segurar uma tocha que serviria de farol. A escultura teria o nome de “Egypt bringing light to Asia” mas em vez disso tornou-se um presente dos franceses aos EUA com o nome”Liberty enlightening the World” e o ex libris de Nova York.
Acabo de ouvir na televisão as extraordinárias palavras do Professor Dr. Onésimo Teotónio Almeida na cerimónia das comemorações do Dia de Portugal, em Ponta Delgada e, mal abro o computador recebo a notificação do vosso “post” de hoje anunciando o regresso à Europa e a casa.
Votos de mares calmos e que os ventos vos soprem de feição.
19 de Junho 2018,
JPM
Só posso admirar a vossa coragem. Desejo-vos a continuação de uma excelente viagem.
Obrigada Joana e família por mais este relato fantástico!!! Convosco aprendemos sempre. Que continuem a aproximar-se com bons ventos e essa bela energia! Abraços
Fico muito feliz recebendo boas notícias de vocês. Gostaria de ouvir os depoimentos das crianças ao final dessa maravilhosa aventura. Beijinhos