Pelo Suez, de regresso à Europa!

As saudades fazem-nos gritar de braços abertos e sorriso estampado na cara: – Bendito canal de Suez!!!

Em três dias deixamos o calor dos países árabes e regressamos à fresca Europa. O corpo estranha mas estamos felizes porque já nos sentimos quase em casa 🙂 Em dois dias atravessamos o egípcio canal de Suez, um canal artificial, sem eclusas, que liga o Mar Vermelho ao Mar Mediterrâneo. 195 km, cerca de 82 milhas, que só podemos navegar durante o dia com a colaboração de um piloto do canal a bordo. De noite mandam-nos parar no Grande Lago Amargo que nos surpreendeu com uma grande cidade. Já não a pudemos visitar porque o procedimento para atravessar o canal implica dar saída do país. Tivemos sorte na meteorologia, o vento soprou fraco e atravessamos tranquilamente. Uns dias antes outro catamarã teve de voltar para trás porque o vento forte de frente o impediu de atingir a velocidade mínima para transitar no canal, 5 nós.

Uma curiosidade do canal, a  famosa estátua da Liberdade foi originalmente pensada para iluminar este canal. Barthold inspirado no Colosso de Rodes projectou a estátua de uma mulher de vestes egípcias, com a mesma altura, cerca de 33 metros, a segurar uma tocha que serviria de farol. A escultura teria o nome de “Egypt bringing light to Asia” mas em vez disso tornou-se um presente dos franceses aos EUA com o nome”Liberty enlightening the World” e o ex libris de Nova York.

E nós, felizes por regressar à Europa!!

4 Comments on “Pelo Suez, de regresso à Europa!

  1. Acabo de ouvir na televisão as extraordinárias palavras do Professor Dr. Onésimo Teotónio Almeida na cerimónia das comemorações do Dia de Portugal, em Ponta Delgada e, mal abro o computador recebo a notificação do vosso “post” de hoje anunciando o regresso à Europa e a casa.
    Votos de mares calmos e que os ventos vos soprem de feição.
    19 de Junho 2018,
    JPM

  2. Obrigada Joana e família por mais este relato fantástico!!! Convosco aprendemos sempre. Que continuem a aproximar-se com bons ventos e essa bela energia! Abraços

  3. Fico muito feliz recebendo boas notícias de vocês. Gostaria de ouvir os depoimentos das crianças ao final dessa maravilhosa aventura. Beijinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *