Os benefícios da vela!

Ao fim de um ano a navegar pelos três maiores oceanos do nosso lindíssimo planeta voltamos a casa, não á nossa, mas à dos meus pais, ao meu ninho original. Viemos matar saudades!… Celebrar o 70º aniversário da avó 😊 e comprar velas, cabos e outras peças que necessitam ser substituídas, depois de tanto mar.

Os calorosos abraços, os olhinhos sorridentes e a emoção de voltar a casa são preciosos momentos, também fruto desta aventura. As perguntas são tantas e as respostas insuficientes para contar tudo o que temos visto e vivido. A maioria admira, mas afirma não se sentir capaz de enfrentar um oceano. Têm receio do imenso azul. De não terem nada para fazer? De se sentirem sós? Da meteorologia? Receio de não ver terra? Tento explicar que o horizonte liberta, o azul apazigua, a tecnologia tranquiliza e que no fim, há o brinde – chegar a novo lugar! Mas há mais do que esta gratificação de “longo prazo”, há ainda a gratificação imediata do velejar. E essa até há pouco tempo foi nova para mim, porque antes de iniciar esta viagem, eu era uma viajante de terra, que de barco, nunca tinha ido além Açores. Sem medo da inexperiência e com uma confiança total na capacidade do Armindo, fiz-me ao Atlântico e descobri mais dois amores, o mar e a vela!

Velejar é tirar partido da Natureza, respeitando-a. É sentir a adrenalina da velocidade e o prazer do lento deslizar. Entrar num barco e partir numa viagem, é dar literalmente asas à imaginação! Encanta-me a eficiência de um barco à vela, fruto de séculos de aperfeiçoamento e com tanto ainda por melhorar. Sim, porque a criatividade, também aqui é essencial – para enfrentar os diversos cenários possíveis e os mil problemas que desafiam quem escolhe este tipo de vida.

E agora sei que os benefícios da vela são tantos e que se estendem a miúdos e graúdos. Todos ganham com o aprender/melhorar a capacidade de trabalhar em equipa. A conexão com a Natureza e o desligar do mundo virtual é outra benesse óbvia. Mas velejar é também incentivar á exploração, à aventura, à ousadia e à coragem! E é ter oportunidade de crescer noutras tantas dimensões – na autonomia, na técnica, na confiança, na responsabilidade. Gostava de vos aliciar a experimentar uma aula de vela! Onde é que se fazem aulas de vela experimentais?!

Será que é possível trazer os portugueses de volta para o mar?😉

4 Comments on “Os benefícios da vela!

  1. Gostaria de estar ao vosso lado a escutar antena-1 o programa do José candeias a bordo.

  2. Muitos parabéns por esta aventura!
    Penso que é preciso muita coragem e força de vontade, mas foi essa coragem e força de vontade que fez os nossos antepassados descobrirem os quatro cantos do mundo!
    Continuem…

  3. olá…o simples facto de termos um olhar para um horizonte sem fim é … demonstrativo do grande Ser que é o mar…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *