Bali, Indonésia

IMG_5859

Bali é um destino turístico e isso fez-nos recear a desilusão. Não gostamos de filas ao sol, do trânsito, do reggaeton na praia, do desprovimento cultural e da desindividualização do turismo de massas. A Indonésia apregoa-a como a ilha que melhor sabe receber visitantes – Suspeito!… Até agora os que melhor nos receberam foram os que raramente viram turistas!…

Chegamos num feriado religioso, as oferendas aos Deuses estavam por todo lado, nos altares para os Deuses bons, no chão para apaziguar os maus. Oferecem alimentos, água, incenso, dinheiro, flores, frutas, sumos e até pastilhas elásticas!!! Ao contrário do resto da Indonésia muçulmana, em Bali praticam o Hinduísmo, mas diferente do da Índia, o Hinduismo Balinês, e também têm um sistema de castas, mas sem os “intocáveis” e com a grande maioria da população pertencente à mesma casta.

IMG_5878

IMG_5896

IMG_5906

IMG_5879

IMG_5908

A nossa estadia foi curta, mas devido aos simpáticos preços dos voos, ali esperamos voltar 😊 Sim, recebem muito bem, tem praias  lindas, sugestivas montanhas que chegam aos 3000 metros, pores do sol fantásticos e uma biodiversidade marinha incrível. O Hinduísmo traz exotismo e o riquíssimo e tão interessante património cultural parece ser cuidadosamente preservado. Têm desportos de aventura e super-spas, locais de meditação e hostels baratos, Bali dá para todos! É pequena, pode dar-se a volta à ilha de carro num dia, mas é cheia, tem muito que ver, explorar, aprender, sentir!

IMG_5954

IMG_5928

IMG_5944

Gostamos muito e agradecemos a oportunidade de conhecer mais um lindo lugar 😊

3 Comments on “Bali, Indonésia

  1. Parabens por toda esta aventura ! È o meu sonho ! Como conseguem
    Custear tal aventura ?

    • Obrigada Andreia. Este projeto implicou muito trabalho e começou muito antes do embarcamos nesta aventura, juntamos dinheiro e alugamos a nossa casa.

  2. Top!!! 💓
    Continuação de bons ventos!!
    Beijo grande e obrigada pela.partilha!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *