Makira, Harbour – Solomon Islands

Fugimos ao roteiro e parámos em San Cristobal, nas Solomon Islands. Não sabíamos nada sobre a ilha e muito pouco sobre o arquipélago que dá nome a um mar – Solomon Sea. Fomos à procura de Internet, precisávamos comunicar que estamos bem depois de uma travessia de 10 dias. Parámos na Star Harbour, as cartas indicavam ser o porto com melhores condições. Bem sinalizado, abrigado e sarapintado por casitas de madeira com telhado de folhas e alguns olhinhos tímidos e curiosos à espreita. Não havia internet e a estrada para a capital, Kira Kira, tinha sido engolida pela vegetação exuberante…

IMG_4734

O vento de frente para Kira Kira levou-nos a procurar outra opção. Perguntámos a uns pescadores onde poderíamos encontrar internet. Makira Harbour, responderam hesitantes.  Avante é que é caminho e a esperança mora connosco! Paramos para descansar, uma noite de sono seguido, numa baía abrigada, tranquila, com tudo tão estranhamente estático que quase parecia termos parado no tempo. Uma noite de luar, onde não se via qualquer vestígio humano mas ouvia-se, risos de crianças, tantos e tão mágicos que não pareciam deste mundo… Ao amanhecer, no silêncio absoluto, zarpamos e umas horas depois chegamos ao lugar que ainda estamos a processar!

IMG_4864Foi incrível, nunca tivemos uma recepção assim e nunca mais voltaremos a ter!! Dezenas de crianças vieram de piroga ter connosco, algumas nuas e acanhadas deixaram a curiosidade falar mais alto. Encostaram-se ao Benyleo à espreita. Começou a chover torrencialmente e eles não abandonaram o posto. Riam, falavam entre eles e respondiam ao nosso “Hello!” com coragem. Vieram os adultos saber quem éramos, de onde éramos. Os veleiros aqui são raros, foi há um ano que parou o último e não era catamarã. Somos bem-vindos e outras dezenas de crianças e adultos esperam por nós, em pé, na margem, também querem ver e saber quem somos! Receberam-nos com colares de flores e uma simpatia genuína, do mais puro que há1

IMG_4896

IMG_5016

IMG_4888

IMG_5006

IMG_4937

IMG_4927

IMG_4942

IMG_4943Têm uma loja com quase nada. Vivem em palhotas com pequenos painéis solares, vão à escola, pescam e cultivam alguns legumes. Trocamos roupa, champôs, pulseiras, café, cadernos e lápis por feijão verde, beringelas, papaias, laranjas, bananas, batata doce e pomelos. Não havia internet, mas havia boa vontade e emprestaram-nos um telemóvel para ligarmos aos meus pais. Subimos a uma montanha para apanhar rede.

– Mãe, Pai! Estamos bem, desculpem acordar-vos, aqui não há internet, emprestaram-me um telefone. Avisem a família do Armindo! Volto a ligar quando chegarmos à Papua Nova Guiné. Adoro-vos!! Desculpem… Em breve estou aí!

É… a fatura é alta, desta vez nem deu para saber como estavam… Mas a experiência foi única, forte, quase surreal!! A Benita e Leonardo estiveram três horas naquele mar morno a brincar, a andar de piroga e a fazer amigos. As pessoas juntavam-se às dezenas para nos ver passar e quando parávamos, eles também paravam, queriam saber algo sobre nós ou simplesmente olhar. À noite, fomos ouvir Gospel, só os homens é que cantavam e muito mal. E os caminhos de terra, sem iluminação, continuavam cheios de crianças que nos levavam os filhos pela mão e ao colo. Afinal, já eram amigos!!

IMG_5021

IMG_4914

IMG_4999

8

9

Adeus,  incrível Makira Harbour!!

fecho

5 Comments on “Makira, Harbour – Solomon Islands

  1. Olá Beni, estou com muitas saudades. Estou à espera da tua chegada a s. Miguel. Muitos beijinhos

    • Obrigada Leonor,eu também estou ansiosa por voltar e estar contigo, com a Constança, com a Raquel e a Júlia. Muitos beijinhos! Beni

  2. Que bueno verlos riendo todos juntos en tan increíble lugar. Se los extraña. Abrazo grande a todos! Y buenos vientos!

  3. Espetacular esta experiência de interação com um povo tão curioso é com tanta curiosidade! Boas memórias levam desse porto! Um bom porto de abrigo! Obrigada pela partilha! A mensagem e as fotografias são de encantar! Beijinhos para todos e continuação de boa viagem!

  4. que lindo Joana!!! UAU que experiência maravilhosa 😀 estou aqui a sorrir e sorrir * genial! beijinhos para vocês da Etiópia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *