Ioraná Huahini! (olá Huahini!)

IMG_3937

DCIM100GOPROEscolhemos visitar Huahini, uma das 9 ilhas habitadas do arquipélago da Sociedade, na Polinésia Francesa, por indicação de várias pessoas que conhecemos em Moorea e no Tahiti. Disseram-nos que era a mais selvagem, menos explorada turisticamente e por isso a mais genuína do arquipélago 😊

IMG_3997

IMG_3998

IMG_3971Apelidada de “Hermosa” por James Cook, o primeiro europeu a visitar Huahini, a ilha, que no fundo são duas ilhas, Huahini Nui e Huahini Iti, interligadas por uma pequena ponte, mostra-se idílica, como quase todas as ilhas da Polinésia – montanhas verdes e frondosas encaixadas em recifes de coral azul turquesa. Diferencia-se pela pacatez, pelo menor volume de turistas, pelos passeios relvados e ajardinados, pelas casas modestas. Perante este cenário, com poucos carros e uma boa estrada, decidimos dar uma volta de bicicleta em família. E demos a volta a Huahini Iti! Cerca de 25 Km, e os nossos valentes estivam à medida do desafio!

DCIM100GOPRO

DCIM100GOPRO

Pelo caminho visitamos um Marae, local arqueológico, de caracter religioso e cerimonial onde dizem que os sacrifícios aconteciam… E apanhamos papaias, limões, bananas, pomelos e fruta-pão na berma da estrada – fruta de ninguém ou fruta para todos?!

DCIM100GOPRO

DCIM100GOPRO

DCIM100GOPRO

E vimos algo de muito diferente, frequentemente as casas albergam campas no jardim!  Disseram-nos que a ilha não tem cemitério público. E que, mesmo noutras ilhas que o têm, muitas famílias enterram os seus mortos no quintal para evitar pagar uma taxa anual…

DCIM100GOPRO

Sem dúvida, uma ilha anti-stress, uma ilha de vida simples.  Com certeza com os seus problemas sociais e de saúde, como em todo o lado, mas visivelmente com qualidade de vida, para quem cá mora e para quem a visita!!

IMG_3963

IMG_3987

Maururu Huahini! (Obrigada Huahini!)

 

5 Comments on “Ioraná Huahini! (olá Huahini!)

  1. Muito possivelmente dos mais idílicos locais por onde vão passar na vossa viagem.
    Obrigado pelas belas fotos e grandes textos.
    Um beijo para si e um abraço para o Armindo do João “Carioca”

  2. WOW TAMBÉM QUERO!!!!
    Beijos e abraços a todos.
    De alguém roído de inveja com essas fotos!!

  3. Mas K cena rio… é lindo…
    Pinta-se o quadro e a natureza agradece…
    Meus amigos desfrutem, pois a minha partida será em breve, espero ainda estar com vocês após o vosso regresso.

  4. As ilhas do Pacífico são idílicas. Aproveitem o máximo. Quanto ao facto de enterrarem os mortos junto das habitações também vi nas ilhas Samoa e em Tonga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *