O sonho concretiza-se… Tuamotu!

atol vista aereaE quando estiverem no mar rodeados de terra por todos os lados, estão num atol!

Tuamotu é um dos 5 arquipélagos da Polinésia Francesa, constituído por 78 atóis, antigos vulcões que “atolaram” com o tempo… submergiram, restando apenas o rebordo da cratera coberto de coral, areia branca, coqueiros e algumas casas. No interior forma-se uma lagoa navegável, com os mais ricos e diversos tons de azul. Mais paradisíaco não há!…

L1190220

As pessoas, na maioria, morenas, de sorriso aberto e flor atrás da orelha, parecem tranquilas e felizes. Quase sempre apanhamos boleia com o primeiro carro que passa e não é por viajarmos com crianças, porque o mesmo acontece quando eu ou Armindo vamos sozinhos. Ontem, foi demais! Quase sem gasolina no dinghy (pequeno barco semi-rígido que usamos para ir a terra), voluntariei-me para ir à vila, a 8 km, comprar alguma. Fui de jerrican numa mão e carteira na outra. Três minutos depois de começar a andar vi um carro, estiquei o polegar e o Jean parou. Expliquei-lhe no meu francês-meio-inventado que estava à procura de uma bomba de gasolina.  Ele respondeu que só havia uma na vila mas como era sexta-feira à tarde, devia estar fechada. Percebi que me arranjava gasolina de outra maneira e fui com ele. Cinco minutos depois paramos no portão de uma casa modesta. Ele pegou no jerrican e entrou, deixando a porta aberta. Preferi ficar cá fora. Passado algum tempo, volta o Jean, sorridente e de jerrican cheio! Agradeci e quis pagar-lhe o dobro do preço da gasolina. Não aceitou por diversas vezes e ainda me levou de volta ao porto, onde estava o nosso sequioso dinghy. O que pensar disto? Foi sorte? É cultural?! No dia anterior, quando estava sentada no porto, de computador aberto, fui abordada por Remy, perguntou-me se estava a apanhar sinal de internet. Perante a minha resposta negativa, ofereceu-me uma cadeira no seu jardim e a passaword da sua rede para eu me comunicar com o mundo. Assim, sem eu pedir, sem aceitar nada em troca. Karma? Talvez aqui, as pessoas, afastadas da luta pela sobrevivência ou pela angariação de riqueza, vivam mais felizes. E pessoas felizes, fazem o bem. Isto não acontece só aqui felizmente, somos de um país onde basta afastarmo-nos das grandes cidades para coletar histórias destas. E isso é precioso!! 😊

L1190183

Neste fabuloso arquipélago, apenas paramos em Manihi e Rangiroa, soube a… degustação! Excelentes para o surf, windsurf, kitesurf, vela, mergulho, mindfullness, estiramento do corpito ao sol, consolação de vistas 😊 e aprender a viver de forma mais simples, tranquila e feliz!

IMG_2749

DCIM100GOPRO

L1190226

IMG_2808

IMG_2839

Confesso, gosto! 😉

7 Comments on “O sonho concretiza-se… Tuamotu!

    • Bora nessa, vanessa!!! tens uma cabine à tua espera 🙂 e 6 pranchas de surf! bjinhos!

  1. Olá a todos!
    Adoro ler as vossas aventuras! Claro que sempre com um BOCADINHO de inveja, mas daquela inveja boa que nos faz sonhar!
    Nós também estamos com saudades dos Açores…mas como já conhecemos, acho que este ano trocávamos pela Polinésia Francesa, ou qualquer um dos outros paraísos onde estiveram…
    Beijnhos frescos, como a brisa do mar, de Leça da Palmeira 🙂
    CP, RC, LC e PC

  2. Boas! Adoro a vossa viagem!!!
    Infelizmente para muitos, não sei… desafio para mim…sou uma doente de cancro em fase terminal.
    Tenho o sonho de ir para bem longe de Portugal e morrer num local simples mas com pessoas felizes, onde ainda possa contribuir com algo. Sou professora e adoro crianças! Qual o local em que foram mais felizes, porquê e que me possam aconselhar? Pretendo uma vida livre, calma e sobretudo feliz e onde possa dar um sentido ao que me acontece 😉
    Grata e força!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.