Sailors for the Sea em Salamansa, Cabo Verde

p1030761

p1030760Os Sailors For The Sea são uma entidade internacional com reconhecida intervenção ambiental. Em Portugal, esta associação abriu portas em 2014, em Cascais, e conta com feliz conjunto crescente de voluntários que partilham estas mesmas vontades e preocupações. Além da certificação de “Clean Regatas”, traduziram e iniciaram a aplicação do Kids Environmental Lessons Plan (KELP), organizam limpezas de praias e iniciaram a certificação de “clean boats”, bandeira que orgulhosamente ostentamos quando atracados.

Felizmente, quiseram também abraçar este nosso projeto e em muito têm colaborado para dar um cariz ambiental à Volta ao Mundo de uma Família Açoriana. Em Cabo Verde, arranjaram-nos o contacto da professora Leonilde Fernandes, gestora da escola primária de Salamansa, Ilha de São Vicente. Fomos lá, conhece-los e dar um pouco de nós. Falamos-lhes de quem eramos, de onde vínhamos, o que queríamos fazer. Ouvimos e percebemos que aqui também há urgência na intervenção social e ambiental. Salamansa é uma comunidade piscatória pequena, com inúmeras carências e fora do alcance da rede de transportes públicos. “aqui vive-se ou da pesca ou da emigração” diz a Prof. Leonilde, que considera que o papel desta escola vai muito além da educação das crianças, reconhecendo que na ausência da intervenção social cabe à escola ali dar o “toque”.

p1030672     p1030696  p1030769
Uma escola na linha da praia. Uma praia com um mar lindo e um areal cheio de lixo…

Aqui fez todo o sentido aplicar o KELP. Apanhamos areia da praia, alguma do recreio da própria escola, que colocamos numa piscina insuflável com o objetivo de estimular estes pequenos “exploradores” a detetar o que é que há na SUA areia, no Sp1030759EU mar. Encontraram o lixo e perceberam que “aquilo” não deve fazer parte da SUA praia nem do SEU mar. “aquilo” é da responsabilidade deles e é nas mãos deles que está a possibilidade de mudança.
Assinaram compromissos e afirmaram-se os Novos Guardiões do Mar!

Este gesto simbólico foi apenas um grão de areia no imenso areal da intervenção, mas como se diz, grão a grão enche a galinha o papo!

Nós acreditamos. Obrigada crianças de Salamansa 🙂

5 Comments on “Sailors for the Sea em Salamansa, Cabo Verde

  1. Um herois sem duvida! Mas sim, com um pouco de loucura saudável! ☺

  2. Que bom este intercâmbio de conhecimentos. Continuarei a seguir-vos pelas vossas publicações. Beijos.

  3. Bonitos gestos como estes podem mudar crianças para o resto da vida. Que nunca vos falte forças para lutar pelas vossas/nossas causas. Um grande abraço.

  4. Parabéns, grande coragem, adoro pessoas assim, e os vossos filhos nunca mais vão se esquecer destes moentos únicos, cheios de cor, alegria, sabedoria e muito amor, desejo-vos sempre muita sorte e aproveitem sempre da melhor maneira. Beij

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *